MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Rede de comunicação é criada para o combate à COVID-19 na periferia de BH

Terça-feira, 30 de março de 2021
Última modificação: Terça-feira, 30 de março de 2021

O “TamoJunto”, um projeto de extensão e desenvolvimento comunitário, acontece no Aglomerado Cabana do Pai Tomás e nas ocupações urbanas Vila Esperança, Eliana Silva e Paulo Freire

Professores dos Departamentos de Ciências Sociais e Filosofia e de Computação do CEFET-MG se reuniram para construir uma rede de comunicação popular de acesso à informação e à solidariedade no combate à COVID-19, o “TamoJunto”. A ideia foi desenvolver mecanismos digitais de disseminação da informação em quatro comunidades periféricas de Belo Horizonte: Aglomerado Cabana do Pai Tomás e nas ocupações urbanas Vila Esperança, Eliana Silva e Paulo Freire da capital mineira.

“Regiões que apresentam histórias diferentes, porém marcadas por trajetórias de exclusão, desigualdade social, distanciamento do Estado e dos direitos básicos. Tal situação se agrava com a pandemia do novo coronavírus”, explica um dos coordenadores do projeto de extensão, professor Bráulio Chaves.

O projeto parte do princípio de que um dos maiores obstáculos para o combate à COVID-19 é o fácil acesso à informação confiável e acessível a todos. Assim, a ideia do projeto é unir ciência, tecnologia e sociedade e, para reduzir os impactos da pandemia nas comunidades, foram escolhidas duas frentes de divulgação de informações: educação em saúde e políticas públicas emergenciais de emprego e renda.

Além do desenvolvimento de plataformas e mecanismos digitais, a equipe realiza ações presenciais, produzindo material impresso e garantindo atendimento à população de forma segura. A equipe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia tem a função de produzir conteúdo e articulação com as comunidades, e a do Departamento da Computação, a criação de bots que divulgam as informações recolhidas em aplicativos de mensagens (WhatsAppTelegram e Messenger), redes sociais do projeto e também no site www.tamojuntocefetmg.org.

bot “TamoJunto CEFET-MG” é um programa que desempenha funções pré-definidas de forma automática e que pode responder perguntas em tempo real. O usuário escolhe um tema e o programa apresenta informações selecionadas. O objetivo é construir uma rede de comunicação popular, de acesso à informação e de solidariedade no combate à COVID-19. No bot “TamoJunto CEFET-MG” são compartilhadas informações seguras e confiáveis sobre a pandemia do novo coronavírus.

“O ‘TamoJunto’ surge como um ponto de união para outras ações e projetos em desenvolvimento no CEFET-MG e instituições parceiras, ampliando a rede voltada à redução dos efeitos do coronavírus na população empobrecida”, destaca Bráulio.

O “TamoJunto” conta com a parceria do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da Associação dos Moradores do Aglomerado Cabana (ASMAC). A iniciativa é resultado da parceria entre dois projetos aprovados no Edital 32/2020, “Seleção pública para apoio a projetos de extensão emergenciais visando o enfrentamento da COVID-19” da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG.

A empresa Take colabora com o projeto, por meio de Acordo de Cooperação firmado com o CEFET-MG

Confira como acessar o bot do TamoJunto CEFET-MG:

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG

Publicado em 09 de março de 2021.