Setembro Azul
Segunda-feira, 27 de setembro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 27 de setembro de 2021
O mês de setembro é marcado por diversas datas significativas para as comunidades surdas e para os profissionais envolvidos na temática da inclusão.

As datas que marcam o mês de setembro são voltadas para a conscientização sobre direitos e acessibilidade e para a comemoração de conquistas adquiridas ao longo dos anos.
No dia 01 de setembro, comemoraram-se 11 anos da regulamentação e reconhecimento da profissão do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, por meio da Lei nº 12.319/2010. Os intérpretes de Libras são os profissionais responsáveis por facilitar a comunicação entre os surdos e os ouvintes, de maneira neutra, garantindo o acesso à comunicação da pessoa surda que faz uso da Língua Brasileira de Sinais.
Cabe ressaltar que o mês de setembro também apresenta outras datas relevantes, entre elas o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26/09 e endossado pelo termo “Setembro Azul”. A cor azul simboliza dois momentos históricos para a comunidade surda. O primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas, apoiados em ideais extremistas e de eugenia, realizavam a identificação das pessoas com deficiência por meio de uma faixa azul fixada no braço. O segundo momento é o período atual, no qual o azul é símbolo da opressão vivenciada pelos surdos historicamente, mas também é símbolo do orgulho em fazer parte desta comunidade, que muito tem lutado por seus direitos e tem logrado êxito.
Dentre tais conquistas, uma das mais recentes foi a Lei nº 14.191 ter sido sancionada em 03 de agosto de 2021, uma vez que tal normativo insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente – antes incluída como parte da educação especial.
As línguas de sinais são consideradas como a primeira língua dos Surdos e, portanto, é de suma importância que eles tenham acesso a esse meio de comunicação e expressão desde a primeira infância. Pode haver implicações diversificadas para o desenvolvimento das crianças surdas quando estas apresentam significativo atraso em relação à aquisição de uma língua. Isso porque a falta de acesso a uma língua dificulta a sua comunicação, podendo impedi-la de perceber o mundo plenamente.
É importante ressaltar que a língua de sinais não é universal e, sendo assim, cada país possui a sua. A LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais, mas trouxemos um exemplo de filme que retrata a língua de sinais de outro país, falada por uma criança que se redescobre ao aprender essa língua. Vale a pena assistir!
Clique no link abaixo para assistir! Bom filme!
https://www.youtube.com/watch?v=jPHlDcPxjx8
Datas significativas do mês de setembro:
01/09 – Regulamentação da Profissão Tradutor Intérprete de Libras
10/09 – Dia Internacional de Valorização das Línguas de Sinais
26/09 – Dia Nacional do Surdo
30/09 – Dia Internacional do Tradutor/Intérprete
30/09 – Dia Internacional do Surdo
Coordenação do Programa de Inclusão e Diversidade – CPID/DDE.