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CEFET-MG

Visita ao Projeto Incluir-Ciência no CEFET-MG

Sexta-feira, 17 de março de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 20 de março de 2023

O projeto é uma ação de extensão articulada com a pesquisa educacional que se propõe a criar, adaptar e desenvolver recursos didáticos e soluções educacionais inclusivas

No dia 15 do mês de fevereiro as servidoras Adriana Bracarense, Ana Carolina Almeida, Diana Quintão e Edna Vieira realizaram uma visita técnica no campus Gameleira para conhecer o Projeto Incluir-Ciência, coordenado pelo professor Alexandre da Silva Ferry no âmbito do CEFET-MG.

O professor Alexandre Ferry explica que o projeto é “uma ação de extensão articulada com a pesquisa educacional que se propõe a criar, adaptar e desenvolver recursos didáticos e soluções educacionais inclusivas para ampliar e melhorar o acesso à informação e ao conhecimento científico por pessoas com deficiência visual, especialmente no ensino de Ciências da Natureza em ambientes escolares ou em espaços não-formais de educação científica e tecnológica”. 

Segundo o professor, o projeto busca superar os desafios dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências, que envolvem temas complexos e abstratos, limitações das representações bidimensionais e particularidades da mediação pedagógica na inclusão de estudantes.  Além disso, trabalha com a incorporação da Grafia Química Braille em objetos, por meio de diferentes tecnologias de prototipagem, impressão e montagem, para modelar aspectos estruturais e funcionais de entidades de interesse científico escolar, como átomos, moléculas, células, órgãos, sistemas, dentre outros.

A visita teve por objetivo conhecer o Laboratório Maker, a fim de estabelecer parceria com a DDE para ofertar cursos de capacitação para docentes, uma vez que o projeto é voltado para professores de Ciências, Biologia, Química e Física, estudantes universitários e professores das disciplinas da Educação Básica que desejam criar recursos didáticos inclusivos para a mediação pedagógica de estudantes com deficiência visual. Desse modo, o projeto oferece elementos relevantes tanto para a formação de professores quanto para a inovação de suas práticas educativas na educação inclusiva em Ciências.