MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Direção-Geral do CEFET-MG anuncia reajuste dos valores praticados nos Restaurantes Estudantis

Quarta-feira, 27 de setembro de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 27 de setembro de 2023

O Diretor Geral do CEFET-MG anunciou nesta semana o reajuste dos valores praticados nos restaurantes estudantis a partir de 02/10/2023, da seguinte forma:

Usuários com subsídio – Valor: R$3,20
• Estudantes de todos os níveis de ensino regularmente matriculados no CEFET-MG;
• Estudantes de programas institucionais de acesso, pesquisa e extensão do CEFET-MG.
• Estagiários e Bolsistas externos que atuam no CEFET-MG.
• Visitantes Estudantes

Usuários sem subsídio – Valor: R$12,00
• Servidores, Colaboradores e Visitantes

Permanecem Isentos
• Estudantes que recebem a Bolsa Permanência e Bolsa de Complementação Educacional, devidamente autorizados (as) pelas Coordenações de Desenvolvimento Estudantil, após análise socioeconômica.

Em mensagem enviada aos estudantes, o Diretor Geral do CEFET-MG, prof. Flávio Santos,  destacou a expansão das políticas de assistência estudantil na Instituição nas duas últimas décadas, tanto por meio da alocação de recursos específicos pelo Ministério da Educação (PNAES) quanto por meio de recursos da própria instituição. 

Dentre as políticas implementadas neste período, foram citadas a implantação de restaurantes e universalização do atendimento em sete campi;  o credenciamento e subsídio de restaurantes externos para o fornecimento de refeições em locais próximos aos campi sem restaurantes próprios; a aplicação da Bolsa Alimentação nos três campi que ainda não dispõem de restaurantes próprios; a ampliação no número de bolsas destinadas a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Bolsas Permanência) com o recente reajuste nos valores e a continuidade do Programa de Bolsas de Complementação Educacional.

Foi apontada ainda a manutenção, por mais de 10 (dez) anos, dos valores praticados nos restaurantes estudantis e a concessão de isenção aos bolsistas de assistência estudantil,  mesmo diante do considerável aumento no custo das refeições durante esse período e da drástica redução do orçamento da Instituição.

O Diretor ressaltou ainda que a recomposição orçamentária das IFES por parte do Governo Federal ainda não se concretizou de maneira satisfatória, conforme evidenciado na Lei Orçamentária Anual de 2023 e no Projeto de Lei Orçamentária para 2024, sem correção do orçamento em relação ao ano de 2023.

Os valores dos Restaurantes Estudantis foram revisados com base nesse contexto, considerando ainda o aumento nos valores licitados das refeições e no número de atendimentos, que devem acrescer aproximadamente 3,2 milhões de reais ao orçamento deste ano, quando comparado a 2022. 

Após uma ampla discussão entre a Diretoria-Geral, a Diretoria de Desenvolvimento Estudantil e a Diretoria de Planejamento e Gestão, e grupos específicos, incluindo Grêmios Estudantis, Diretórios Acadêmicos e DCE, foram estabelecidos os valores que serão praticados nos restaurantes estudantis a partir de 02/10/2023.

O Diretor Geral ressaltou ainda que será constituída uma Comissão, com participação dos estudantes, para estabelecer parâmetros a serem observados na condução da política de assistência estudantil e de alimentação, de modo a assegurar melhores condições de permanência, em especial àqueles com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Diretoria de Desenvolvimento Estudantil
DDE