MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

ERE: Auxílio para que alunos pudessem acompanhar as aulas teve início em agosto

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Mais de 2 mil estudantes estão recebendo auxílio para acompanhar as aulas no Ensino Remoto Emergencial

Durante a “Semana de Avaliação do Ensino Remoto Emergencial”, uma série de matérias vem abordando como se deu o início da modalidade no CEFET-MG, sua consolidação e seus desdobramentos. Hoje é dia de lembrar o apoio que a Instituição deu para que todos os alunos, sobretudo os da Educação Técnica de Nível Médio, pudessem acompanhar as aulas on-line.

Nesse sentido, desde que o CEFET-MG iniciou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de nível médio, graduação e pós-graduação e um dos desafios diante da nova situação foi proporcionar a todos os estudantes da Instituição acesso às aulas na modalidade remota. O ERE foi adotado devido à impossibilidade de encontros presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Então, para atender à comunidade acadêmica, o CEFET-MG disponibilizou bolsa para a contratação de pacotes de internet para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica pudessem acompanhar as aulas; mais de 2.000 alunos cadastrados nos programas de assistência estudantil receberam o auxílio. A bolsa tem o valor de R$ 80 a R$ 100, auxílio oferecido com recursos próprios da Instituição.

Além disso, a Instituição forneceu computadores para os estudantes que não possuem. De acordo com a necessidade do estudante, puderam ser solicitados auxílios para custeio de serviço de provedor de internet, instalação de rede de internet em área rural, manutenção e aquisição de equipamentos complementares/recursos de acessibilidade para computador/notebook de que os estudantes já disponham e aquisição de computador/notebook.

Diferentes estratégias foram adotadas para o ERE, como síncronas (“ao vivo”) e produção de conteúdos e materiais de apoio pedagógico, para que o aluno pudesse acessar no momento que preferir. Já as aulas práticas serão retomadas após o retorno das atividades presenciais, ainda sem previsão. A expectativa é tornar a política de inclusão social permanente para além do período de pandemia.

Semana de Avaliação

De 5 a 9 de outubro, o CEFET-MG realiza a “Semana de Avaliação do Ensino Remoto Emergencial” (ERE), evento que marca os dois meses de implantação da modalidade. Durante cinco dias, a Instituição vai se colocar em diálogo com a comunidade acadêmica não apenas para avaliar o período de adaptação à modalidade, mas para identificar dificuldades e desafios, bem como planejar atividades futuras e buscar melhorias para o ensino remoto já efetivado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na Graduação e na Pós-Graduação.

Fique por dentro da programação e participe!

Saiba mais

ERE: Escolha da plataforma foi um dos desafios vivenciados no CEFET-MG

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

Publicado em 7 de outubro de 2020