MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Comunidade pode solicitar tradução e interpretação de Libras em eventos

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Serviço é oferecido pela Coordenação do Programa de Inclusão e Diversidades e pode ser solicitado por formulário eletrônico

auxilio.emergencial

Aulas, eventos, reuniões e lives organizados pela comunidade acadêmica do CEFET-MG podem contar com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O serviço é oferecido pela Diretoria de Desenvolvimento Estudantil (DDE), por meio da Coordenação do Programa de Inclusão e Diversidades.

Como lembra a pedagoga Edna da Silva, coordenadora do Programa, a Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil em 2002 pela lei nº 10.436. “Pode-se afirmar que a publicação dessa lei é um marco no reconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa com surdez”, explica, “pois por meio da tradução e interpretação de Libras é garantido a essa população o acesso e atendimento aos serviços públicos, como assistência à saúde, a escolarização em todos os níveis e sua inserção em diversos ambientes sociais”.

Professores, técnicos administrativos e alunos podem solicitar o serviço por meio de formulário eletrônico disponível no site da DDE, que também explica os prazos e atividades atendidas. “É pensando na garantia de direitos, de acesso a uma formação de excelência e em busca da implementação de uma educação inclusiva que oferecemos o serviço de tradução e interpretação”, conta Edna. “O objetivo da Coordenação é ampliar esse serviço para que possamos cobrir todos os eventos realizados pela Instituição”.

Confira o formulário para requisição de Tradutor/Intérprete de Libras.

 

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG

Publicado em 10 de dezembro de 2020