E-book da Fapemig “Mulher faz Ciência” traça perfil de professora do CEFET-MG
Terça-feira, 30 de março de 2021
Última modificação: Terça-feira, 30 de março de 2021
Projeto destaca dez pesquisadoras, a maioria mineiras, e a importância dos seus trabalhos no meio científico; Ana Elisa Ribeiro, finalista do prêmio Jabuti, é convidada

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, desde 2015, uma data para registrar a importância feminina nos espaços de pesquisa. É o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro. Nesse contexto, a Fapemig lançou o 3º volume do e-book “Mulher faz Ciência”, com perfis de dez pesquisadoras, entre elas, a finalista do prêmio Jabuti 2020 e professora do CEFET-MG, Ana Elisa Ribeiro.
A publicação, que traz, por exemplo, as cientistas Jaqueline Goes de Jesus, uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do coronavírus em tempo recorde, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destaca também a importância da professora do CEFET-MG que, entre a sala de aula e as pesquisas, também se dedica à produção de literatura de qualidade, reconhecida por sua indicação ao maior prêmio da literatura nacional, o Jabuti.
Em seu perfil, Ana Elisa fala sobre o projeto Mulheres na Edição, que resgata a memória de mulheres editoras, apagadas na história da literatura; discute os incentivos à pesquisa nas ciências humanas e nas artes em geral; e a importância estratégica da formação de escritores e leitores nas mais diversas áreas.
“Mulher faz Ciência”
O objetivo da projeto, que chega à terceira edição, totalmente gratuita e disponível para download, é apresentar cientistas de diversas áreas com perfis diversos: negras, indígenas, com deficiência, mães (ou não), especialmente aquelas atuantes em Minas Gerais.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG